Internship Program: Uma Reflexão após 5 Anos
Cinco anos após intercâmbio na Alemanha, Eduardo comenta sobre os benefícios e possibilidades que a experiência trouxe para a sua carreira profissional, além de compartilhar sobre o processo seletivo, seu estágio na universidade e algumas de suas aventuras.
Um pouco sobre o Eduardo:
Hoje, Eduardo está com 28 anos, formado em Engenharia Mecânica e propriamente inserido em sua carreira profissional.
O intercâmbio:
Eduardo buscava uma experiência de intercâmbio na qual pudesse estagiar e aperfeiçoar o inglês. Através da Universidade PUCRS, surgiu a oportunidade de realizar o estágio da UAS7, na Hochschule Bremen. De agosto de 2018 até janeiro de 2019, Eduardo fez parte do time de pesquisadores do laboratório de pesquisa aeroespacial, no qual o projeto em desenvolvimento era sobre o desenvolvimento de um foguete de pequeno porte, usado para medições na atmosfera. Ele, juntamente com uma colega, trabalhou no projeto de uma válvula de pressão mínima.
Vida na Europa:
A maravilha de estar na Europa, é poder desfrutar da realidade de lá. O que mais se destacou, para Eduardo, foi o transporte. Ele comenta sobre a facilidade de ir de um país para outro, com preços acessíveis e a possibilidade de fazer viagens curtas nos finais de semana. Durante o tempo lá, ele aproveitou para viajar para Itália e visitar familiares.
De trem, Eduardo aproveitou o ticket de trem dos estudantes que isenta o pagamento de passagem em determinada região. Visitou várias cidades das redondezas, além de fazer uma viagem mais longa até o sul da Alemanha, prestigiando a beleza do trajeto e a tranquilidade da viagem.
Feedback:
Eduardo entende a importância de compartilhar os detalhes da sua experiência, pois antes de vivenciar tudo isso, não imaginava o quão valioso o intercâmbio poderia ser.
A experiência é, de maneira geral, fantástica! Cada investimento que tu faz vale muito a pena.
O engenheiro mecânico destaca o quanto essa vivência agregou a sua carreira profissional, já que a Alemanha é considerada pioneira em todo o desenvolvimento da história da mecânica, além de ressaltar que o país é extremamente organizado e que é prazeroso andar nas ruas e observar muitas coisas interessantes.
O ex-aluno recomenda a experiência a todos, e acima de tudo destaca a facilidade com que o processo foi realizado pelo escritório internacional da universidade.
Assista o depoimento completo do Eduardo para saber mais sobre o programa de estágio UAS7:
Esse programa é um programa que funcionou muito bem para mim. Eu sou suspeito de falar de um estágio na Alemanha, porque acho que não tem uma experiência superior a essa.