Requisitos e Elegibilidade

Eu sou elegível?

Contanto que você seja um estudante de graduação matriculado em uma instituição parceira do UAS7 no Brasil, você está qualificado para se inscrever. A nacionalidade não é um fator limitante. Alunos de graduação e pós-graduação que atendam a esses critérios podem se inscrever no Programa de Estágio (IP). Consulte os "Requisitos de elegibilidade" para critérios adicionais do programa específico no qual você está interessado.

Eu não estudo em uma instituição parceira. Ainda posso me inscrever para estudar com o UAS7?

Contanto que você seja um estudante de graduação matriculado em uma instituição parceira do UAS7 no Brasil, você está qualificado para se inscrever. A nacionalidade não é um fator limitante. Alunos de graduação e pós-graduação que atendam a esses critérios podem se inscrever no Programa de Estágio (IP). Consulte os "Requisitos de elegibilidade" para critérios adicionais do programa específico no qual você está interessado.

Informações adicionais sobre programas de intercâmbio e bolsas de estudo para estudantes estrangeiros na Alemanha podem ser encontradas no German Academic Exchange Service’s: Bolsas de Estudo

Eu preciso falar alemão?

Ter algumas habilidades na língua alemã pode certamente torná-lo mais competitivo, mas na maioria dos casos não é obrigatório. Se você está considerando um programa com um componente de estudo (Programa de Estudo e Programa de Estudo e Estágio), você deve se certificar de que possui as habilidades linguísticas para ser bem-sucedido nos cursos delineados em seu Plano de Estudos. Se você planeja fazer cursos ministrados em alemão, deve demonstrar habilidades de nível B1 em alemão. Os cursos em algumas áreas principais estão amplamente disponíveis em inglês; em outras especialidades, o alemão é de fato uma necessidade para o sucesso acadêmico.

Candidatos ao Programa de Estágio e Estágio (SIP) que se propõem a fazer um estágio auto-organizado devem demonstrar habilidades de nível B1 em alemão na avaliação de idioma. Alguns estágios de laboratório disponíveis para candidatos ao SIP por meio do Programa de Estágio podem exigir alguns conhecimentos de alemão; consulte as descrições do projeto em que está interessado para obter detalhes.

Para navegar na vida cotidiana na Alemanha, é altamente recomendável ter pelo menos um conhecimento básico de alemão ou fazer um curso intensivo de alemão no início ou durante o programa.

Meu GPA está abaixo de 3,0. Ainda sou elegível?

Em geral, um GPA abaixo de 3,0 não impede que você seja levado em consideração para as colocações. Para estágios, sua experiência e motivação serão igualmente importantes. No entanto, sempre que houver mais inscrições do que vagas disponíveis, os alunos com um GPA mais alto podem ter preferência. Isso também se aplica ao subsídio de viagem, que só é concedido aos candidatos mais competitivos.

Como funciona o GPA?

A sigla GPA significa, em inglês, “Grade Point Average” e diz respeito ao seu desempenho acadêmico. No Brasil, o GPA é normalmente chamado de “média ponderada”, ou seja, é a média das suas notas em um determinado período, mas ponderada de acordo com o peso de cada disciplina que você estudou naquele período. Lembrando que o mínimo US GPA é de 3,0 ou equivalente.

O primeiro passo é calcular seu GPA na escala de 0 a 10, que é o padrão no Brasil. Para calcular seu GPA faça o seguinte: para cada disciplina, você multiplica sua nota pelo número de créditos da disciplina. Depois soma todos esses resultados e divide pelo número de créditos que você estudou no período.

A conversão para a escala de 0 a 4 envolve uma única regra de três. Para converter seu GPA na base 10 para a escala de 0 a 4, basta multiplicá-la por 4 e dividir o resultado por 10.

Processo de candidatura

Quando e como devo enviar minha inscrição?

Existem dois prazos, mas eles não se aplicam a todos os programas. Você pode se inscrever em todos os três programas (Programa de Estudo e Estágio, Programa de Estudo ou Programa de Estágio) até 15 de fevereiro de cada ano. Você pode se inscrever no Programa de Estudos (SP) e no Programa de Estágio (IP) até 1o de outubro ou 15 de fevereiro de cada ano. Todos os documentos de inscrição devem ser enviados para apply@uas7.org como arquivos PDF individuais.

Como posso me inscrever para a bolsa de viagem?

Todos os candidatos serão considerados automaticamente para o suporte de bolsa de estudos; nenhum aplicativo adicional é necessário. A bolsa UAS7 será concedida em ambas as rodadas de seleção.

Como faço para escolher em qual UAS estudar e/ou estagiar? Eu preciso de uma segunda escolha?

UAS7 New York tem o prazer de ajudar! Envie um e-mail ou ligue para nós (1-212-758-3369) com as seguintes informações: graduação, ano/semestre atual, universidade de origem e se você já tem alguma proficiência em alemão (e se tiver, quanto).

Sempre que possível, você deve listar duas ou três Universidades de Ciências Aplicadas UAS7 em sua aplicação. Quanto mais UAS você listar, maiores serão as chances de o comitê de seleção determinar que você é adequado para alguma universidade. Se você listar apenas uma UAS, competirá por um número limitado ainda menor na colocação. Se você escolher um programa que costuma ter poucas aplicações, ou se suas habilidades no idioma não forem suficientes para permitir que você estude em alemão, pode não ser possível listar duas opções. Apesar disso ainda o encorajamos a se inscrever, mesmo se sua situação justificar apenas uma UAS (por exemplo, seu curso é oferecido apenas em uma UAS, ou cursos em português em seu curso são oferecidos apenas em uma UAS).

O processo de inscrição é online ou manual à base de papel?

Geralmente todos os documentos de inscrição podem ser enviados como arquivos PDF para apply@uas7.org. As transcrições oficiais devem ser enviadas em versão impressa pelo pessoal responsável por realizar o seu registro na universidade. No entanto, versões em PDF das transcrições serão aceitas se enviadas por seu orientador de estudos no exterior.

Como faço para construir um plano de estudos? Ele precisa ser enviado?

O Plano de Estudos é obrigatório para todos os candidatos ao Programa de Estudos (SP) e ao Programa de Estágio e Estudos (SIP). Selecione de 5 a 10 cursos para cada UAS que você classifica se encaixem em seu plano acadêmico. Leia as informações sobre como escolher seus cursos antes de começar a concluir seu Plano de Estudos. A maioria dos candidatos a SP será mais bem atendido pelo semestre de verão alemão. Todos os candidatos ao SIP devem planejar suas aulas para o período de inverno.

Observe que os cursos listados em nosso site e nos sites de nossos membros são os ofertados para um determinado semestre. As listagens oficiais não estarão disponíveis até um pouco antes do início do semestre, portanto, você deve estar preparado para fazer substituições, se necessário.

Meu professor pode enviar a carta de recomendação por e-mail?

Sim, contanto que a envie em anexo como uma carta assinada em papel timbrado da Universidade. A conta de e-mail utilizada deve ser hospedada pela universidade. Se preferirem, podem enviá-lo por correio normal, desde que chegue ao nosso escritório no respectivo prazo.

Quem pode escrever a carta de recomendação?

A pessoa que lhe recomendar deve ser um membro regular do corpo docente (assistente, associado ou professor titular) em sua universidade. Você deve ter feito pelo menos uma disciplina acadêmica com ele, de preferência em seu curso. Caso você esteja se candidatando para estudar em uma área orientada para o idioma (por exemplo, Tradução e Interpretação) por meio do Programa de Estudos (SP) ou do Programa de Estudos e Estágios (SIP), um professor em sua área de especialização é uma escolha melhor do que um professor alemão, já que essa pessoa também preencherá seu formulário de avaliação de idioma.

Estou me inscrevendo no Programa de Estágio (IP). Como faço para entrar em contato com o professor supervisor?

Se o professor supervisor tiver perguntas complementares referentes a sua inscrição, ele entrará em contato direto com você. Por favor, entenda que eles não podem responder a perguntas durante a fase de inscrição.

Como é o processo de seleção? Como saberei se estou qualificado para a posição?

A decisão é baseada nos documentos que você entrega, de forma que não haverá entrevista pessoal. Os alunos que se inscrevem para estágios de laboratório serão selecionados pelos professores supervisores, os alunos que se inscrevem para os programas componentes de estudo serão selecionados por nosso comitê de seleção, que consiste em membros dos escritórios internacionais das universidades do UAS7.

Quero me inscrever no SIP-lab. Posso fazer meu estágio no outono e os cursos durante o semestre da primavera?

Os participantes do SIP geralmente têm aulas durante o período de inverno e depois fazem o estágio na primavera, porém também é possível alterar a ordem. No entanto, isso dependerá do professor supervisor de seu projeto de IP. Se você estiver interessado em fazer primeiro o seu estágio, por favor, entre em contato pelo e-mail info@uas7.org. Vamos ajudá-lo a descobrir se isso é viável. Você também pode se inscrever no Programa de Estágio apenas para o período de inverno (prazo final de 15 de fevereiro) e, em seguida, inscrever-se no Programa de Estudos no próximo prazo (1º de outubro). Nesse caso, no entanto, não podemos garantir que você será bem-sucedido em ambas as rodadas de inscrição, portanto, você pode ter que sair após o período de estágio.

Tenho algumas perguntas sobre o formulário de inscrição ....

… O que é uma qualificação de entrada no ensino superior (seção 4a)?

Sua qualificação de entrada no ensino superior é um certificado de ensino médio, que permite que você estude em uma universidade. Geralmente, é um certificado de conclusão do ensino médio, ou seja, um diploma do ensino médio.

... Por que devo inserir uma data de início preferencial (seção 3b) e o que devo inserir?

Esta seção é importante apenas para candidatos a IP. Os candidatos a SP e SIP iniciarão sua estada com o início do período letivo (março para o verão, setembro/outubro para o inverno). Como os estágios de laboratório podem durar de 2 a 6 meses e não estão vinculados a períodos de aula, as datas de início são mais flexíveis e podem ser combinadas individualmente com o professor supervisor. Por favor, coloque sua data de início e duração preferidas ou apenas “flexível”. Se houver algum problema com o período de sua preferência, entraremos em contato.

... O que devo colocar na seção 4b para a “data prevista para a formatura”?

Por favor, digite o mês e o ano que você espera se formar em seus estudos universitários atuais. Se você ainda não sabe quando se formará, seu período de estudos no exterior pode ter um impacto na data de formatura. Basta inserir a data que você esperaria se formar em circunstâncias normais.

… Se eu nunca saí do país por mais de um mês, o que devo colocar na seção 5b “experiências anteriores no exterior de pelo menos um mês”?

Se você não tem essa experiência, deixe este campo em branco.

... A seção 5b se refere a alguma experiência de trabalho ou experiência de trabalho no exterior?

Esta seção se refere a qualquer experiência anterior de trabalho que você tenha, seja no seu país ou no exterior.

... Assino o documento digitalmente ou imprimo e assino à mão no final?

Na ordem imprimi-lo, assiná-lo manualmente, digitalizá-lo e enviá-lo como PDF é o ideal, mas você também pode assinar eletronicamente.

O que devo escrever na minha carta de motivação? Qual o tamanho?

Descreva os motivos para você estar se inscrevendo no SIP/IP/SP. Descreva sua preparação para este programa, incluindo trabalho acadêmico, atividades extracurriculares relevantes e outras experiências, e preparação para o idioma alemão (se houver). Você deve explicar como a experiência em uma universidade alemã de ciências aplicadas irá promover seus objetivos acadêmicos e profissionais, e abordar quaisquer fatores que você acha que o comitê de seleção deve considerar que não estão cobertos em outra parte da inscrição. Inclua também porque você está se candidatando a uma determinada universidade ou projeto de estágio. A carta não deve ter mais de 1-2 páginas. Você só precisa escrever uma carta de motivação para as universidades/projetos de estágio para os quais você se inscreve.

Organização e etapas administrativas

Quantas aulas devo fazer por semestre?

Isso depende de como sua instituição de origem converte créditos ECTS (European Credit Transfer System). O valor ECT pode variar de acordo com a Universidade estrangeira, mas geralmente 1 (um) ECT pode ter entre 25-30 horas. Na Unisinos 1 (um) crédito equivale a 15 horas e, portanto, é necessário realizar alguns cálculos básicos para chegar no valor aproximado da conversão.

Converse com o Escritório de Internacionalização da sua Universidade.

Preciso de alguma autorização de trabalho para estagiar na Alemanha?

Geralmente não é preciso uma autorização de trabalho se você estiver fazendo um estágio dentro do Programa de Estudo e Estágio (SIP), já que ele faz parte de um programa de intercâmbio internacional. Em alguns casos os estagiários não podem ser matriculados como estudantes de intercâmbio e precisam de uma autorização de trabalho ou outro tipo de visto. Nesse caso, o anfitrião da sua universidade (da Alemanha) entrará em contato com você.

Preciso de visto para estudar ou estagiar na Alemanha?

Cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Brasil não precisam de visto para entrar na República Federal da Alemanha. No entanto, ao chegar à sua cidade universitária, você deve solicitar uma autorização de residência (Aufenthaltserlaubnis) no escritório para estrangeiros (Ausländeramt). O Escritório Internacional de sua universidade anfitriã explicará como isso funciona e quais documentos você precisará trazer. Se você participar do Programa de Estágio, no entanto, pode ser necessário solicitar um visto antes de viajar para a Alemanha. Sendo assim, contate o Escritório Internacional de sua universidade anfitriã para falar sobre isso.

Como posso encontrar acomodação na Alemanha?

Muitas das universidades UAS7 providenciam ou oferecem ajuda para encontrar acomodação em residências universitárias ou mesmo em apartamentos fora do campus. Os preços variam de cidade para cidade, mas você deve esperar uma média de cerca de € 300 por um quarto em uma residência e cerca de € 350 a € 500 por um quarto em um apartamento compartilhado.

Você pode pesquisar a lista de residências estudantis e filtrar por cidade e universidade, no link fornecido por "Study in Germany". No entanto, os estudantes alemães costumam morar em apartamentos compartilhados, chamados de "WG" em alemão. O site da Web usado com mais frequência para encontrar salas em WGs é www.wg-gesucht.de.

Se você precisar de suporte, entre em contato com o Escritório Internacional da escola na qual você está planejando concluir seu programa e pergunte sobre suas opções de acomodação.

Qual será aproximadamente o meu custo de vida?

Item

Berlin

Bremen

Hamburg

Cologne

Munich

Münster

Osnabrück

Plano de saúde

110

110

110

110

110

110

110

Visa (se aplicável) *

60-110*

60-110*

60-110*

60-110*

60-110*

60-100*

60-110*

Alimentação, lazer, roupas

300

300

300

300

300

300

300

Taxa de licença (TV, rádio)

17,50

17,50

17,50

17,50

17,50

17,50

17,50

Moradia (privada)

450-800

300-
400

450-800

400-600

300-800

350-550

250-350

Moradia (residência universitária)

250-310

250-400

280-350

250-350

220-350

240-350

210-400

Contribuição semestral *

300*

315*

335*

275*

130*

300*

360*

TOTAL

740-1,300

720-900

770-1,300

730-1,100

680-1,300

730-1,100

700-900

* preço por semestre (6 meses), geralmente inclui transporte público na cidade e/ou estado federal

Valores em Euro (€)

Quanto é a mensalidade?

As universidades UAS7 não cobram nenhuma mensalidade. No entanto, uma contribuição semestral de cerca de € 300 deve ser paga para cobrir os custos administrativos. Também inclui acesso a todas as instalações da universidade e ao transporte público na respectiva cidade ou estado. Esta taxa é um pagamento único que deverá ser feito no início da sua estadia, que valerá para o semestre inteiro.

Posso transferir os créditos ganhos na Alemanha para a minha universidade de origem? Se sim, como?

Antes de vir para a Alemanha converse com seu orientador acadêmico sobre a transferência dos créditos. Se houver alguma dúvida, o escritório do UAS7 em Nova York terá o prazer em contatá-los e fornecer todas as informações e documentação necessárias para que possam decidir se e quantos créditos serão reconhecidos para os cursos em específico.

Como posso obter ajuda financeira?

O UAS7 oferece uma bolsa de viagem de € 1.000 para cobrir custos de viagens transatlânticas para os candidatos mais competitivos.

Informações Adicionais

Fique a vontade para nos ligar ou enviar uma mensagem. Ficaremos felizes em responder quaisquer dúvidas que possam surgir.

Segue abaixo os contatos:

Para tirar suas dúvidas (por gentileza, utilize "UAS7 Study & Internship Program" como assunto)

info@uas7.org

praktikant@uas7.org (representante brasileiro)

1-212-758-3369 (escritório UAS7 New York) 

Para aplicação:

apply@uas7.org