"Ex-aluno UAS7 é aceito para um mestrado na Alemanha”
Formado em Engenharia Química pela Unisinos, Eduardo Filipeto foi aceito na Freie Universität Berlin e por conseguinte irá realizar seu mestrado na Alemanha. Durante a graduação participou do Moving the Cities 2019 e realizou um estágio na University of Applied Sciences Osnabrück, uma das parceiras do UAS7. Durante o ano de 2021, Eduardo teve suas pesquisas publicadas em dois congressos.
“Trabalhar em um local onde eu estava cercado de pessoas que compreendiam o tema foi fator crucial para avançar no desenvolvimento do trabalho.”
O engenheiro conta que o intercâmbio de estágio que realizou na University of Applied Sciences Osnabrück o ajudou muito na escolha e desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). "Trabalhar com o Prof. Dr. Norbert Vennemann no laboratório de polímeros foi a principal razão do meu TCC ter acontecido, a disponibilidade de materiais e equipamentos, assim como orientação dele e da Profª. Drª. Cristiane Krause Santin me auxiliou em diversos dos desafios que enfrentei para desenvolver o tema. O TCC não é formado apenas de assuntos que estudamos durante o curso, mas também um aprofundamento em determinados aspectos que necessitam de maior investigação, e trabalhar em um local onde eu estava cercado de pessoas que compreendiam o tema foi fator crucial para avançar no desenvolvimento do trabalho”.
“Acredito que meu intercâmbio através do UAS7 foi o primeiro passo para todas essas experiências serem possíveis...”
No Moving the Cities 2019 Eduardo já possuía experiência internacional e portanto pôde contribuir de forma significativa no evento. “A interação com indivíduos de diferentes nacionalidades sempre me fascinou e ter a possibilidade de construir um projeto inteiro com todos em apenas poucos dias é um desafio que não se encontra tão facilmente. Acredito que meu intercâmbio através do UAS7 foi o primeiro passo para todas essas experiências serem possíveis, pois a partir do meu período de estágio em Osnabrück pude aprender muito e me interessar ainda mais em estudar no exterior”.
Sobre o seu TCC, denominado "Desenvolvimento de Material Elastomérico com Potencial de Mudança de Fase", Eduardo conta que foi um trabalho robusto, o qual possuía muita informação a ser investigada. “Realizei diversos testes mecânicos e térmicos na University of Applied Sciences Osnabrück, e me pareceu apenas justo obter o maior proveito possível durante o tempo que tive para elaborar o TCC”. Como reconhecimento de um trabalho de boa qualidade, conta que a sugestão de publicar suas pesquisas partiu dos professores da sua banca.
Durante o ano de 2021, Eduardo participou de dois congressos. O primeiro foi para o 18° Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha com o tema "Avaliação de propriedades térmicas e mecânicas de misturas EPDM/PP através da análise de TSSR". O outro foi a apresentação de um pôster no DKG Elastomer Symposium 2021 com o tema "Characterization of EPDM/PP/Paraffin Thermoplastic Elastomers by Temperature Stress Scanning Relaxation Analysis". “Ambos foram estudos de áreas específicas do meu TCC que destacaram características que poderiam gerar maior discussão. A participação em diferentes eventos sempre me agradou, cada evento traz um desafio diferente, e por mais difícil que seja em um primeiro momento, o aprendizado em cada um é precioso tanto para vida profissional quanto pessoal”.
“Minha experiência lá [na Alemanha] foi muito positiva e me mostrou como a área científica pode ser fascinante, as possibilidades de estudo na Alemanha são muitas e escolhi a área que me senti mais próximo durante o fim do meu curso.”
Segundo Eduardo, a escolha de voltar para a Alemanha já havia sido feita logo após ter retornado do seu estágio na University of Applied Sciences Osnabrück. Suas experiências positivas o motivaram a continuar seus estudos no país e consequentemente se aplicar a um mestrado. “Minha experiência lá foi muito positiva e me mostrou como a área científica pode ser fascinante, as possibilidades de estudo na Alemanha são muitas e escolhi a área que me senti mais próximo durante o fim do meu curso.”
Para 2021, o engenheiro foi aceito para realizar o mestrado "Master of Science Program in Polymer Science at the Freie Universität Berlin, Humboldt University of Berlin, Technical University of Berlin, and University of Potsdam". “Um programa de quatro universidades em conjunto abordando Ciência dos Polímeros, abordando no primeiro ano assuntos mais básicos de polímeros como Aplicação Física e Técnica de Polímeros e Caracterização de Polímeros e, no segundo ano do programa há a possibilidade de escolher, entre as possibilidades que as universidades oferecem, os assuntos que irão beneficiar a dissertação concluindo então com a apresentação do trabalho”.
“Diversas ideias inovadoras podem surgir em um ambiente internacional.”
Eduardo finaliza contando que a possibilidade de interagir com pessoas de diversas culturas no decorrer do mestrado o interessa muito. Ele acredita que ideias inovadoras podem surgir em um ambiente internacional. “O programa de mestrado será realizado totalmente na língua inglesa e estou confiante de que estudar lá criará muitas oportunidades significativas para mim no futuro”, conta Eduardo.