Moving the Cities 2023 ― pt-BR

Moving the Cities é um evento internacional que ocorre anualmente reunindo estudantes, professores, indústria e universidades de todo o mundo. O projeto Moving the Cities foi uma iniciativa idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH Münster para abordar desafios regionais enfrentados pelas cidades por meio de uma perspectiva internacional.
A ação está em acordo com o contexto da Aliança para Inovação, uma articulação entre Unisinos, UFRGS e PUCRS para potencializar iniciativas de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento. O evento tem apoio do DWIH São Paulo e é uma correalização entre Escola Politécnica da Unisinos, FH Münster, UAS7, Tecnosinos, SAP, INACAP, Escola de Engenharia da UFRGS, PUCRS, Tecnopuc, Universidad de Santiago de Chile (USACH), Universidade Pontifícia Bolivariana, Coventry University, e University of Pittsburgh.
Em 2018 o primeiro evento foi um seminário apenas para alunos da Unisinos na cidade de Porto Alegre, chamado “Unisinos-UAS7: Laboratory Internships - a missing link between academia and industry”. Consistiu na integração entre professores e representantes alemães de universidades do UAS7 (FH Münster, HS Osnabrück, HS Bremen e TH Köln). Nesse evento, cada professor alemão tinha como par um professor brasileiro no qual foram apresentadas suas linhas de atuação e possibilidades de cooperação. Foi totalizada a participação de aproximadamente 80 alunos no evento. Também participaram alguns representantes de startups do Tecnosinos e Tecnopuc.
No ano seguinte, em 2019, o evento foi intitulado Moving the City e teve sua realização na cidade de São Leopoldo. O objetivo era promover o desenvolvimento de jovens talentos na criação de soluções inovadoras para desafios no contexto regional, a partir da formação de equipes internacionais e multidisciplinares. Na sua segunda edição contou com a participação de aproximadamente 30 alunos da Unisinos, 15 da Alemanha e 5 do Chile. Durante esse período as equipes receberam mentorias sobre modelagem de negócios, inovação, mercado e tecnologia de profissionais da Alemanha, do Brasil e do Chile. O projeto ocorreu dentro do Tecnosinos e da SAP e contou também com o apoio da Prefeitura de São Leopoldo.
Em 2020 o projeto foi migrado para o formato online e expandiu seu escopo de atuação e de instituições parceiras passando a se chamar Moving the Cities. A terceira edição teve por objetivo desenvolver soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. As equipes eram formadas por acadêmicos de universidades de mais de 6 países, sendo eles da Alemanha, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Inglaterra e dos Estados Unidos, contabilizando a participação de aproximadamente 135 estudantes, 28 times e 10 universidades. Nesta edição os desafios foram propostos por parceiros da indústria como SAP, Fraport, Tecnosinos, Fiege e Münster Osnabrück International Airport. Ao longo de uma semana de atividades as equipes receberam mentorias, em sessões online, de 28 coaches e 15 mentores especialistas de vários lugares do mundo, que acompanharam e auxiliaram no desenvolvimento de suas ideias.
Na sua quarta edição, que ocorreu em outubro de 2021, o projeto Moving the Cities foi pela primeira vez realizado no formato híbrido. Enquanto os acadêmicos trabalharam online, os empresários e representantes universitários encontraram-se presencialmente em São Leopoldo.
Na sua Para sua quinta edição, que ocorrereu em outubro de 2022, o projeto Moving the Cities será novamente realizado no formato híbrido. Neste ano contó com novos desafios e oportunidades para os acadêmicos aprimorarem suas competências empreendedoras e interdisciplinares, explorando a vivência multicultural enquanto desenvolvem ideias inovadoras.
Para sua sexta edição, que ocorrerá em outubro de 2023, o projeto Moving the Cities será novamente realizado no formato híbrido e será realizado na Alemanha pela primeira vez. O projeto está inserido na iniciativa internacional "xRegions", que foi nomeada uma das 30 melhores ideias da Alemanha para educação, ciência e inovação pela Stifterverband em 2020. O projeto é financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O projeto será sediado em Münster e começa com uma semana de integração virtual, seguida pela semana de sprint. O objetivo é desenvolver um conceito, uma solução ou uma abordagem para o desafio proposto. Como a Paz de Westfália foi assinada em Münster há 375 anos, o desafio deste ano se concentrará no ODS 17 - no espírito de amizade entre nações e parcerias globais.
